28 de outubro de 2014

Livro!!!

| |

O post de hoje é uma dica para quem costuma escrever sobre livros. 

Antes de falar sobre um livro ou propor uma nova leitura certamente tive algum tipo de contato com ele. Afinal, repassar algo que você só ouviu falar é ruim. Por esse motivo estou sempre comprando livros,buscando novos volumes, lendo as contracapas, as “orelhas” e folheando as primeiras páginas e alguns capítulos para poder entender o estilo do autor, sua linha raciocínio e como a história está sendo desenvolvida. A partir disso posso fazer uma resenha, um comentário ou um resumo sobre a obra. E é sobre isso que vamos falar.

Resumo

Resumir o conteúdo de algo é sintetizá-lo sem alterar o sentido. Para fazer um resumo, a melhor alternativa é sublinhar palavras-chave que captem as ideias principais. No resumo não colocamos nossas opiniões.

Comentário

Fazer comentários parece ser simples. Mas, pode não ser. Quando comentamos algo, precisamos de argumentos, de diferentes visões adquiridas através de muita leitura.  Ao fazer um comentário, pode-se colocar suas opiniões, procurando fazer relações entre acontecimentos da obra e fatos da realidade.

Resenha

A resenha, por fim, é a mais trabalhosa, utilizando os dois anteriores. Ao resenhar algo, é preciso apresentar todos os dados de forma clara e objetiva, sendo algum deles: autor, ano de publicação e o assunto principal. É bom ter em mente que a resenha é o texto que apresenta algo, por isso pergunte: O que (os leitores) precisam saber sobre tal livro? Depois da apresentação, há o espaço para comentar suas as experiências com a leitura e destacar os pontos mais relevantes, chamando a atenção do leitor para a sua visão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário